Sobre

Mensagem Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro

A ideia de base da elaboração deste Guia de Recursos foi efetuar o levantamento dos recursos existentes na comunidade e disponibilizá-los, de forma centralizada, em plataforma digital atualizável – Plataforma GROB e em guia digital editável, disponibilizado em suporte papel.

A dinâmica de um concelho mede-se por vários indicadores: poder económico, pelo vigor a nível industrial, comercial e serviços, pelo bem-estar e qualidade de vida das populações e pela dinâmica das suas organizações.

Dinâmica que é fruto do trabalho de todos quantos se entregam à Missão Social, Cultural, Recreativa, Desportiva, de Educação e Formação em todas as suas dimensões.

Deixamos aqui uma palavra especial para todas as pessoas que abraçam estas causas de forma voluntária, doando o seu tempo, conhecimentos e experiência de vida às organizações, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento.

Esta dinâmica das organizações é fundamental, atrever-nos-íamos a dizer, que é crítica no desenvolvimento/crescimento sustentável do concelho, na promoção da qualidade de vida dos seus habitantes, na fixação das gerações à “terra”, na facilitação do sentimento de pertença.

Por tudo isto, para nós, é particularmente importante este Guia, pois acreditamos que pode servir de incremento à eficiência das organizações no que diz respeito ao que transmitem à comunidade.

Neste sentido, este Guia disponibiliza, ao cidadão, de uma forma centralizada, organizada e acessível a todos, informação relativamente: às associações, às escolas e aos serviços existentes no concelho e por freguesia, tipologia de atividades e/ou serviços que desenvolvem e/ou respostas que disponibilizam, contactos, horários de funcionamento e de atendimento dos cidadãos, agregando de forma sintetizada a informação constante na plataforma digital GROB.

Temos a genuína expectativa de que este Guia melhorará substancialmente a eficiência e a acessibilidade aos dados dos recursos do concelho e que será uma ferramenta de grande utilidade para o cidadão e para as organizações.

Agradecemos a todos os Dirigentes a colaboração na disponibilização de dados para a elaboração deste Guia, sem eles não teria sido possível.


Bem-Haja.


Pela mesa Administrativa

Mensagem Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro Valorizar os recursos que criamos

Em 2019 a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro lançou o desafio à Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro para concorrer a um Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4G com vista a promover uma maior coesão social, fortalecer a intervenção junto de grupo de maior fragilidade, garantir uma maior ligação e cooperação entre os setores públicos e privados integrando-os numa resposta que precisa, cada vez mais, de ser sustentada. A Santa Casa aceitou o desafio e, com a colaboração e parceria do Município de Oliveira do Bairro, do Centro Ambiente para Todos e do Centro Social e Paroquial São Pedro da Palhaça, candidatou e viu aprovado o projeto “Oliveira do Bairro MAIS Coesão”.

Este Guia de Recursos é uma das ferramentas criadas pelo projeto e que agora ficará à disposição de todos que tenham necessidades e de todas as entidades que intervêm e que venham a intervir nesta área.

Este projeto conseguiu criar ferramentas, atividades e mecanismos de intervenção social que perdurarão. Se, até agora, este projeto chegou a mais de 3.800 residentes no concelho de Oliveira do Bairro, espera-se que os seus resultados tenham um efeito multiplicador que possam abranger ainda mais pessoas.

As atividades desenvolvidas, foram-no com vista à sua sustentabilidade e visaram causar mais impacto social e ambiental no nosso concelho, angariando uma congregação de esforços das entidades públicas e das privadas.

Congratulo a Equipa do CLDS-4G “Oliveira do Bairro MAIS Coesão” pelos resultados alcançados e agradeço-lhes pelo esforço de diálogo e de ladrilho de cada uma das pontes erguidas.

Ficámos mais ricos e melhor preparados para novos desafios, apesar dos de ontem continuarem a ser abordados, e por isso a relevância desta abordagem que Vos apresentamos.


Bem Hajam


Duarte Novo

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro