CLDS-4G OLIVEIRA DO BAIRRO MAIS COESÃO

O CLDS-4G Oliveira do Bairro MAIS Coesão resulta da candidatura ao Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) que visam a promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis. Este projeto teve por objetivos gerais aumentar os níveis de coesão social, concentrar a intervenção nos grupos com maior vulnerabilidade, potenciar a congregação de esforços entre o setor público e privado e fortalecer a ligação entre as intervenções e os instrumentos de planeamento municipal.

De forma a fazermos cumprir os objetivos fundamentais do CLDS-4G, foi elaborado um plano de ação com foco no Eixo 4 – Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários, tendo por base o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social, o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios e o plano municipal de emergência de proteção civil de Oliveira do Bairro. No decurso dos 36 meses foram realizadas 7 atividades em simultâneo junto dos residentes do concelho de Oliveira do Bairro, transversais a todas as faixas etárias e grupos socioeconómicos, mas com especial foco nos grupos populacionais que apresentam fatores de maior risco e vulnerabilidade, perante uma situação de calamidade, incêndio ou catástrofe. Estas atividades derivam de duas ações obrigatórias, nomeadamente:

  1. O desenvolvimento de ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território e criação/revitalização de associações, designadamente de moradores, temáticas ou juvenis, através de estímulo aos grupos-alvo, de acompanhamento de técnicos facilitadores das iniciativas e da disponibilização de espaços para guarda de material de desgaste e de apoio;
  2. O desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços públicos de utilidade pública, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social.

É no âmbito desta ação que surge a necessidade de construir um instrumento que agregue os recursos existentes e disponíveis no nosso concelho, e que os residentes ou visitantes que deles necessitem, tenham acesso rápido e facilitado aos mesmos.

Deste modo, foi realizado um levantamento das associações e IPSS’s do nosso concelho, e outros recursos considerados pertinentes, tendo por base a procura de informação pelos residentes, durante a atividade 6 - “Balcão Móvel”.

Surge então o «GROB» Guia de Recursos de Oliveira do Bairro que agrega 110 entidades com diversos recursos/respostas para a comunidade. O «GROB» comporta a informação relativa às entidades que colaboraram na disponibilização da informação constante no mesmo e está disponível em plataforma online e num guia em papel. Este instrumento permite ainda um maior conhecimento e proximidade com as entidades e respostas/serviços divulgados e facilita o conhecimento dos recursos existentes e o acesso aos mesmos.

Salientamos que este guia pretende ser prático, de fácil utilização e promotor do acesso rápido à informação base de cada entidade, diminuindo a exclusão e isolamento social.

O CLDS-4G “Oliveira do Bairro MAIS Coesão” encerra formalmente a sua atuação direta na comunidade a 31 de julho de 2023, porém, todo o trabalho desenvolvido irá permanecer, uma vez que todas as atividades terão sustentabilidade com a congregação de esforços entre o setor público e privado e produzirão impacto social e ambiental no nosso concelho.

A Equipa do CLDS-4G “Oliveira do Bairro MAIS Coesão” deixa um sentimento de enorme gratidão a todas as pessoas que tornaram possível o desenvolvimento deste projeto, o cumprimento das metas previstas, mas principalmente o cumprimento da meta a que cada uma de nós, em equipa, se propôs realizar.

A Equipa do CLDS-4G

Adriana Santos

Paula Sousa

Helena Costa